PERCEPÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NO SETOR BANCÁRIO: UM ESTUDO QUALITATIVO

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Resumo

Pessoas com deficiência utilizam serviços bancários, entretanto, na literatura tem-se encontrado pouca evidência que relacione Pessoa com Deficiência e acessibilidade à serviços bancários.  Para cobrir esta lacuna, investigou-se como a relação com o banco e os produtos e serviços disponibilizados são percebidos pela Pessoa com Deficiência? Aplicou-se o método misto, utilizando-se a análise documental de normas técnicas e análise de conteúdo categorial temática das entrevistas. Participaram sete Pessoas com Deficiência: auditiva, ou visual, ou física, clientes de bancos que responderam a uma entrevista semiestruturada com sete questões. Verificou-se que há linhas de crédito dedicadas à população-alvo da pesquisa, entretanto não atende a toda esta população com deficiência devido às regras de utilização. Os participantes veem sua relação com os bancos e produtos bancários como normal, nem boa, nem ruim. Na análise, apurou-se que apesar do Brasil ter legislação no que se refere aos direitos e obrigações da Pessoa com Deficiência, ainda existe um caminho a ser percorrido para que esta seja entendida, respeitada e cumprida na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

  • Rose Mari Tessima, Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF – Brasil

    Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação - MGCTI

  • Helga C. Hedler , Centro Universitário IESB – Brasília/DF – Brasil

    Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégia de Organizações – MPGEO

  • Simone de Araujo Goés Assis , Centro Universitário IESB – Brasília/DF – Brasil

    Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégia de Organizações – MPGEO

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Publicado

2024-03-15