A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E SUAS AVALIAÇÕES NO VAREJO ELETRÔNICO DE MODA
Resumo
A jornada do consumidor de moda tem sofrido alterações de acordo com novos hábitos de consumo que emergem da transformação digital que o varejo passa. As vendas no comércio eletrônico cresceram no Brasil no último ano e a projeção é que continuem em tendência de alta, fato esse auxiliado pelo aumento do acesso da população à internet. A digitalização propicia um cliente mais bem informado e consequentemente mais exigente ao realizar uma compra, tornando-se protagonista em todo o percurso da jornada do consumidor. Os clientes guiam o varejo atual e as empresas buscam formas de atendê-los com prontidão, sabendo que quanto mais satisfeito o seu consumidor estiver, melhor será a sua reputação e como resultado disso maior a chance de conquistar um novo cliente. O varejo de moda enfrenta o desafio de se tornar “omnichannel” e propiciar a mesma experiência de uma loja física no ambiente virtual, isso ocorre pela dificuldade em passar credibilidade sobre os atributos de um item e atender as expectativas do seu consumidor, visto que não há possibilidade de toque e de prova. Nessa conjuntura, esta pesquisa investiga a influência que as avaliações “online” exercem na tomada de decisão em uma compra no comércio eletrônico de moda, investigando o quanto o consumidor é estimulado a adquirir um item baseado em comentários prévios de outros, entendendo como as empresas podem se adequar diante das novas necessidades do seu público.