A TAXONOMIA DO CONSUMIDOR DE CARNE DE FRANGO NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA – GO

Autores

  • Vitória Ribeiro Moreira Autor
  • Roberto Flores Falcão Professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA Autor

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar o consumidor de carne de frango em Goiânia (GO). Foi aplicado um questionário estruturado do tipo fechado on-line, através da plataforma Google Forms, com 29 perguntas. Ao todo 226 pessoas responderam, sendo 187 respondentes válidos. Os resultados evidenciaram que, em relação aos fatores psicológicos e de personalidade, a maioria dos consumidores preferiu preparos rápidos e práticos (73,80%), valorizou a possibilidade de conhecer sabores diferentes e seguiu as suas próprias preferências em situações sociais. A carne de frango é preferencialmente consumida em casa (88%) e adquirida em supermercados (76,47%), com fácil acesso ao produto no bairro em que residem. A preferência é pelo frango congelado (45%), com 91,44% considerando o melhor preço entre as outras carnes rivais. Dentre os tipos de frango, 42,25% dos consumidores não têm preferência entre frango caipira e o de granja, e a preferência por cortes de partes ou pedaços foi predominante. A origem e a procedência da carne foram levadas em consideração na compra e em relação às propriedades nutricionais, em que o frango assado foi o preparo preferido por 38% dos indivíduos, considerado uma carne saudável por 72%, embora 60% não possuam conhecimento nutricional específico.

Biografia do Autor

  • Vitória Ribeiro Moreira

    Mestre em Administração pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA

  • Roberto Flores Falcão, Professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA

    Doutor em Administração pela FEA/USP e Professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA

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Publicado

2024-03-17