VALIDAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS BASEADO EM “PLATAFORMA” UTILIZANDO A ABORDAGEM LEAN STARTUP

Autores

  • Marcos Vinícius Barros dos Santos Autor
  • Roberto Flores Falcão Professor no Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA Autor https://orcid.org/0000-0002-3153-8650
  • Renê de Oliveira Joaquim Dos Santos Autor

Palavras-chave:

Startup, Lean canvas, Validação de modelo de negócio, Inovação em modelos de negócios.

Resumo

Em um mundo dominado por rápidas transformações e um ambiente BANI, startups se destacam como catalisadoras para inovações e novos modelos de negócios. Entretanto, desafios como recursos limitados, necessidade intensa de capital e incertezas amplificadas intensificam a necessidade de abordagens robustas para a validação desses modelos. Inspirado por frameworks como Lean Startup (Ries, 2012) e Running Lean (Maurya, 2012), este estudo buscou validar um modelo de negócio específico: uma plataforma multilateral projetada para enfrentar os desafios das agências de marketing e departamentos na gestão de marketing. Através de rigorosa coleta de dados de fontes secundárias e fontes primárias, este trabalho objetivou identificar a extensão do problema enfrentado na gestão de projetos, clientes e freelancers. Para tanto e com base em dados secundários, elaborou-se uma proposta inicial de valor, um modelo de negócios, que atendia a estes desafios e validou-se o protótipo por meio de entrevistas semi-estruturadas, baseadas nas técnicas dos frameworks Lean Startup e Running Lean. As iterações buscaram a validação do modelo de negócios por meio da experimentação de mercado e suas descobertas trouxeram melhorias e inovações no modelo de negócio proposto, evidenciando um espaço significativo no mercado para tal plataforma. Desta forma, o estudo avança a literatura acadêmica sobre a validação de modelos de negócio e o ecossistema de empreendedorismo e de startups no Brasil. Os resultados também contribuem com o trabalho de gestores de produtos e inovação, especialmente no setor de Marketing e Publicidade, oferecendo um caminho para a implementação da plataforma proposta e escalabilidade futura. Por fim, o trabalho também contribui com novos empreendedores na área de marketing e publicidade, para que estes consigam desenvolver mecanismos para validar de seus negócios e alavancar seus resultados, de modo a minimizar o risco de mortalidade de seus negócios.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Barros dos Santos

    MBA pela Esalq/USP

  • Roberto Flores Falcão, Professor no Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA

    Doutor pela FEA/USP – Professor no Mestrado Profissional em Administração da UNIALFA

  • Renê de Oliveira Joaquim Dos Santos

    Mestre pela FEARP/USP

Downloads

Publicado

2024-07-18