MÍDIAS E TURISMO RURAL: COMO E O QUE SE EXPLORA?
Palavras-chave:
Mídias sociais, Turismo rural, BlogsResumo
A pesquisa tem como objetivo principal compreender como os blogs retratam a temática turismo rural no Brasil, identificando as principais questões sobre o turismo rural e as rotas turísticas que estão sendo abordadas nos blogs, os principais agentes responsáveis pela disseminação das informações sobre turismo rural e as relações a partir das interações nos blogs. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, a fonte de dados corresponde a blogs que tratam sobre o turismo rural. Foi realizada uma classificação, previamente definida, com os temas que se repetem com maior frequência, em seguida, realizou-se uma etapa de codificação da Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), a partir da abordagem Straussiana, de Corbin e Strauss (2015). Os blogs analisados apresentam diversos segmentos do turismo. O setor público foi o mais utilizado como agente disseminador, seguido do setor privado e o terceiro setor. Os blogs apresentam dados de caráter informativo e comercial, quanto ao conteúdo postado apresentam dados históricos e informações sobre o crescimento econômico do setor. Evidenciou-se que o turismo rural está se desenvolvendo, e as rotas turísticas divulgam mais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.