MÍDIAS E TURISMO RURAL: COMO E O QUE SE EXPLORA?

Autores

  • Larissa Fantozzi Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD Autor
  • Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD Autor https://orcid.org/0000-0002-0349-4566
  • Noellen Silva Amorim Feuser Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS Autor https://orcid.org/0000-0002-7321-3125

Palavras-chave:

Mídias sociais, Turismo rural, Blogs

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal compreender como os blogs retratam a temática turismo rural no Brasil, identificando as principais questões sobre o turismo rural e as rotas turísticas que estão sendo abordadas nos blogs, os principais agentes responsáveis pela disseminação das informações sobre turismo rural e as relações a partir das interações nos blogs. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, a fonte de dados corresponde a blogs que tratam sobre o turismo rural. Foi realizada uma classificação, previamente definida, com os temas que se repetem com maior frequência, em seguida, realizou-se uma etapa de codificação da Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), a partir da abordagem Straussiana, de Corbin e Strauss (2015). Os blogs analisados apresentam diversos segmentos do turismo. O setor público foi o mais utilizado como agente disseminador, seguido do setor privado e o terceiro setor. Os blogs apresentam dados de caráter informativo e comercial, quanto ao conteúdo postado apresentam dados históricos e informações sobre o crescimento econômico do setor. Evidenciou-se que o turismo rural está se desenvolvendo, e as rotas turísticas divulgam mais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-10-13