AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO DF

Autores

  • Amanda Carvalho Belo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-DF Autor
  • Klingerly de Oliveira Farias Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-DF Autor
  • Jessyca Faviero Luccas Leite Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-DF Autor
  • Gilmar dos Santos Marques Universidade de Brasília - UNB Autor https://orcid.org/0000-0001-5900-3749

Palavras-chave:

Redes sociais; Marketing digital; Estratégias; Transformação digital

Resumo

Este artigo abordou o uso das redes sociais como ferramenta de transformação digital por micro e pequenas empresas (MPEs) no Distrito Federal. O estudo, baseado em uma amostra de 20 empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação Transformação Digital (ALI TD) do SEBRAE, buscou investigar como essas empresas estão explorando as redes sociais em suas estratégias de marketing. Os resultados revelaram que a grande maioria das empresas pesquisadas reconhece a importância das redes sociais, com 90% delas utilizando essas plataformas em suas estratégias de marketing. O Instagram e o Facebook se destacaram como as escolhas predominantes, oferecendo recursos diversificados e um público amplo. A frequência de publicação variou, mas a maioria das empresas mantém uma presença regular, com 60% publicando diariamente ou semanalmente. O sucesso das estratégias de redes sociais é medido principalmente pelo engajamento do público, como curtidas, comentários e compartilhamentos, e pelas conversões, incluindo vendas e leads. Esse foco nas interações e resultados tangíveis reflete a importância de construir relacionamentos com os clientes e gerar receita por meio das redes sociais.

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Publicado

2024-10-13