Mecanismos de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública Federal: Caminhos Factíveis para Implementação

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação; Mecanismos de Governança de TIC; Administração Pública Federal

Resumo

O reconhecimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como elemento estratégico no contexto das organizações é uma realidade. Nesse sentido, a Governança de TIC (GTIC) engloba os princípios da Governança Corporativa (GC), principalmente no  atendimento das partes interessadas. Na Administração Pública Federal (APF), apesar de algumas diferenças em relação ao setor privado, boas práticas em GTIC podem proporcionar o alinhamento entre as estratégias organizacionais e a TIC, diminuindo custos e melhorando a entrega de serviços à sociedade. Apesar das recomendações dos órgãos fiscalizadores, da existência de modelos e normas de boas práticas e dos trabalhos científicos abordando o tema de GTIC, a sua efetiva implementação ainda traz alguns desafios. O objetivo deste trabalho é identificar os caminhos mais factíveis para a implementação da GTIC na APF. Para tal, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, entre 2019 e 2023. Esta metodologia proporcionou a identificação dos principais mecanismos de GTIC, destacando os 5 de maior impacto, bem como os 5 mais viáveis de implementação. Os resultados teóricos encontrados contribuirão para os gestores de instituições que precisam iniciar o processo de implementação de GTIC,  assim como aquelas que desejam elevar o seu grau de maturidade.

Biografia do Autor

  • Renato Gomes de Souza, UFRRJ

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialização em Educação à Distância - Faculdade Signorelli. Bacharel em Ciência da Computação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Servidor Público Federal no cargo de Analista de Tecnologia da Informação (UFRRJ). Experiência na área de Infraestrutura de Redes, Suporte Técnico e Governança de TI.

  • Dr. Sandro Luís Freire de Castro Silva, UFRRJ

    Doutor em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Bacharelado em Sistemas de Informação (2008) com especializações em Gerenciamentos de Projetos (2012), Gestão em Administração Pública (2016) e Gestão em Administração em Saúde Pública (2020) todas realizadas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Administração (Ênfase em Tecnologias, Gestão de Projetos e Processos) pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou em organizações de natureza pública com notório reconhecimento como Caixa Econômica Federal (CEF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde teve a oportunidade de exercer a posição de Diretor de Tecnologia da Informação. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Além disso atua como Analista em Ciência e Tecnologia na área de Recursos Tecnológicos do Instituto Nacional de Câncer. Publicou artigos em periódicos e congressos na área de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação em Saúde, Administração, Administração Pública. Atua como revisor de periódicos das áreas de Computação, especialmente nos temas relacionados à Sistemas de Informação em Saúde. Seus principais campos de atuação são Sistemas de Informação em Saúde, Inovação em Saúde, Administração da Informação, Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação e Administração Pública.

Downloads

Publicado

2025-02-12