Análise das flutuações do produto nos setores da economia cearense

Autores

  • Mauricio Benegas Universidade Federal do Ceará Autor https://orcid.org/0000-0001-9322-1416
  • Silvando Carmo de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC/Sobral Autor
  • Luiz Fernando Bittencourt Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo -Fecomércio – CE Autor

Palavras-chave:

Economia do Ceará, Índice de Concordância, Ciclos de negócio

Resumo

Este trabalho utiliza o índice de concordância de Harding-Pagan para quantificar o grau de sincronismo dos ciclos de negócio dos principais setores produtivos da economia Cearense, quais sejam, Indústria, Comércio, Serviço e Agropecuária. O período analisado de 2000 a 2020, no qual a periodicidade é trimestral. Além disso, com o intuito de relacionar esses setores com crises econômicas, e dessa forma, observar se esses ciclos incorreram em convergência ou dissociação nestes períodos de anormalidade, foi feita uma regressão em painel. No modelo, a correlação móvel dos vários setores produtivos é a variável explicada e uma dummy funciona como variável explicativa, representando as crises econômicas, além de uma variável de tendência, para verificar a convergência ao longo do tempo.

Biografia do Autor

  • Mauricio Benegas, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Sorocaba (1999), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará no curso de Pós-Graduação em Economia da mesma - CAEN/UFC

  • Silvando Carmo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC/Sobral

    Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-06-18