CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DA 1ª OFICINA DE ACESSIBILIDADE DA UNIVESP E SEUS RESULTADOS: UMA PESQUISA-AÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade; Educação a Distância; Pessoas com Deficiência.

Resumo

Acessibilidade na Educação a Distância é um tema que deve ser cada vez mais discutido nas universidades. É vital que pessoas com necessidades específicas tenham a oportunidade de cursar o ensino superior com seus direitos garantidos. A questão de pesquisa deste trabalho foi a seguinte: Quais as ações/políticas que poderiam ser realizadas pela Univesp para garantir a acessibilidade aos alunos com deficiência? Dessa forma, foi relatado o processo de construção da 1ª Oficina de Acessibilidade e analisado os produtos gerados neste evento. Foi relatada a experiência das autoras como participantes do grupo de acessibilidade e coorganizadoras, empregando o método da pesquisa-ação. Os resultados revelaram pontos que a instituição necessita implantar a fim de fornecer uma maior acessibilidade aos discentes com deficiência ou necessidades específicas, como a formação dos colaboradores e a criação de manuais orientativos. A reflexão e a melhoria das políticas de acessibilidade da universidade podem fornecer a esse público a chance de obter um título de curso superior e atuarem na sociedade de forma equitativa.

Biografia do Autor

  • Rosana Ambrósio, Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo - SMF

    Mestre em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

  • Simone Telles, Docente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP

    Doutorado em Linguística Aplicada.

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 

  • Tatiana Ferrara Barros, Docente da Universidade Nove de Julho – UNINOVE e FIA Business School

    Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP

  • Francisco Carlos Barbosa dos Santos, Docente do Centro Universitário Alves de Faria, Mestrado profissional em Administração de Empresas – UNIALFA

    Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2025-10-01