CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DA 1ª OFICINA DE ACESSIBILIDADE DA UNIVESP E SEUS RESULTADOS: UMA PESQUISA-AÇÃO
Palavras-chave:
Acessibilidade; Educação a Distância; Pessoas com Deficiência.Resumo
Acessibilidade na Educação a Distância é um tema que deve ser cada vez mais discutido nas universidades. É vital que pessoas com necessidades específicas tenham a oportunidade de cursar o ensino superior com seus direitos garantidos. A questão de pesquisa deste trabalho foi a seguinte: Quais as ações/políticas que poderiam ser realizadas pela Univesp para garantir a acessibilidade aos alunos com deficiência? Dessa forma, foi relatado o processo de construção da 1ª Oficina de Acessibilidade e analisado os produtos gerados neste evento. Foi relatada a experiência das autoras como participantes do grupo de acessibilidade e coorganizadoras, empregando o método da pesquisa-ação. Os resultados revelaram pontos que a instituição necessita implantar a fim de fornecer uma maior acessibilidade aos discentes com deficiência ou necessidades específicas, como a formação dos colaboradores e a criação de manuais orientativos. A reflexão e a melhoria das políticas de acessibilidade da universidade podem fornecer a esse público a chance de obter um título de curso superior e atuarem na sociedade de forma equitativa.