A SOCIEDADE INDIVIDUALIZADAVIDAS CONTADAS E HISTÓRIAS VIVIDAS
DOI:
https://doi.org/10.61541/q1nm4d17Palavras-chave:
Resenha Bauman. Sociedade individualizada. Vidas contadas. Histórias vividas.Resumo
O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, fugiu do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi para a Inglaterra, onde fixou sua morada. Após perseguição pelo antissemitismo, tornou-se professor emérito da cadeira de sociologia na Universidade de Leeds. Somente após os últimos anos de sua vida, passou a ser reconhecido como um dos mais renomados escritores da modernidade líquida, uma vez que suas abordagens analisam a sociedade, o cotidiano e a globalização, de maneira tão atual, que refletem ainda no nosso presente. Na obra em comento, o autor observa os vínculos dos indivíduos dentro de uma coletividade e a divide em três grandes blocos para o estudo: Como Somos; Como Pensamos; e Como Agimos. (BAUMAN, 2001)
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
JUNG, Hildegard Susana; NOGARO, Arnaldo; SUDBRACK, Edite Maria. O Mundo Líquido que Desorienta os Mapas: Aspectos da pós-modernidade em Boaventura de Sousa Santos e Zygmunt Bauman para resgatar a utopia na educação. Canoas: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.
Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68