BRASIL, UM PAÍS DE PONTA-CABEÇA?AS PROPOSTAS CONSTITUCIONAIS DE MODESTO CARVALHOSA

Autores

  • Paulo Roberto de Almeida IHGDF

DOI:

https://doi.org/10.61541/7mydqv12

Palavras-chave:

Reforma constitucional. Sistema administrativo. Produtividade. Municípios. História política brasileira.

Resumo

O último (sétimo) processo de elaboração constitucional do Brasil se fez em circunstâncias similares aos anteriores, sempre como resultado de uma ruptura de um determinado regime político e a inauguração de um novo. A despeito de todos os objetivos idealistas da CF-1988, a atual carta constitucional brasileira não logrou reduzir, como pretendido por muitos dos constituintes, os inúmeros privilégios ainda contidos ou implícitos ao texto constitucional, ou ampliar as oportunidades para a maioria do povo trabalhador. Estes dois conceitos, privilégios e oportunidades, situam-se no âmago do livro publicado pelo jurista Modesto Carvalhosa, em 2021, Uma nova constituição para o Brasil: de um país de privilégios para uma nação de oportunidades; é em torno deles que se situa o presente texto analítico, mas de um ângulo bem especial: a perspectiva municipalista, que segundo o autor, deveria estar na base do sistema político brasileiro, mas que se tornou um mero apêndice de estados e da própria União. O propõe Modesto Carvalhosa é a regeneração do Brasil pela sua base.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto de Almeida, IHGDF

    Diplomata, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Livre de Bruxelas (1984); Mestre em Planejamento Econômico pela Universidade do Estado de Antuérpia (1976). Diretor de Relações Internacionais no Instituto Histórico e Geográfico do DF. pralmeida@me.com

Referências

ALMEIDA, Paulo Roberto de. A Constituição Contra o Brasil: ensaios de Roberto Campos sobre a Constituinte e a Constituição de 1988. São Paulo: LVM, 2018.

CARVALHOSA, Modesto. Uma nova constituição para o Brasil: de um país de privilégios para uma nação de oportunidades. São Paulo: LVM Editora, 2021.

FUKUYAMA, Francis. The Origins of Political Order: From Prehuman Times to the French Revolution. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.

______ . Political Order and Political Decay: From the Industrial Revolution to the Globalization of Democracy. Nova York: MacMillan, 2015.

HUNTINGTON, Samuel. Political Order in Changing Societies. New Haven: Yale University Press, 1968 (publicado no Brasil como A Ordem Política nas Sociedades em Mudança).

______ ; Harrison, Lawrence E. Culture Matters: How Values Shape Human Progress. Nova York, Basic Books, 2000.

MALATIAN, Teresa. Oliveira Lima e a construção da nacionalidade. Bauru: Edusc; São Paulo: Fapesp, 2001.

OLIVEIRA LIMA, Manuel. América Latina e América Inglesa: a evolução brasileira comparada com a hispano-americana e a anglo-americana. Brasília: Senado Federal, 2010; introdução e notas de André Heráclio do Rego.

POPPER, Karl. The Open Society and its Enemies. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1945, 2 vols.

______ . The Poverty of Historicism. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1957.

REGO, André Heráclio do, “As três Américas” introdução a: OLIVEIRA LIMA, América Latina e América Inglesa: a evolução brasileira comparada com a hispano-americana e a anglo-americana. Brasília: Senado Federal, 2010, p. 9-25.

SOUZA, Otávio Tarquínio de. História dos Fundadores do Império do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2015, 5 vols., vol. 1. José Bonifácio de Andrada e Silva.

ZWEIG, Stefan. Brasil País do Futuro. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1941.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRASIL, UM PAÍS DE PONTA-CABEÇA?AS PROPOSTAS CONSTITUCIONAIS DE MODESTO CARVALHOSA. (2023). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 15(15), 60-105. https://doi.org/10.61541/7mydqv12

Artigos Semelhantes

1-10 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.