Política Editorial

Objetivo científico e escopo / Scientific objective and scope

Objetivo/Objective - Divulgar investigações teóricas e empíricas inéditas sobre direitos sociais, relações de trabalho, processos de reivindicação e efetivação da Justiça e dos direitos fundamentais nas relações de trabalho, sociedade e cidadania nas escalas regional, nacional e internacional.

Escopo/Scope - Contribuir com a divulgação e acessibilidade de conhecimentos desenvolvidos por pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação  Mestrado e Doutorado em Direito e áreas afins no Brasil e no exterior para a difusão de saberes que fortaleçam as garantias sociais do Estado Democrático de Direito. 

Público-alvo / Target audience

Docentes e discentes de Programas de Mestrado e Doutorado em Direito,  pesquisadores(as) sociais, filósofos(as) do Direito, sociólogos(as) do Direito, magistrados(as) e profissionais  de áreas afins que dialoguem com  questões pertinentes sobre trabalho, sociedade e cidadania. 

Tipos de escrito / Types of manuscripts

Aceita-se exclusivamete escritos inéditos conclusos (autorais ou revisionais) e que atendam às normatizações do periódico. Portanto, recusa-se publicações múltiplas ou que foram submetidas para avaliação em outro periódico. Assegurar que seu manuscrito é original e inédito é o primeiro compromisso ético do autor(a).  

Manuscritos já publicados ou contendo plágio, comprovados pelo Similarity Check Crossref,  terão sua submissão rejeitada e os (as) autores(as) devidamente comunicados. 

Critérios de autoria / Contributor Roles Taxonomy

A revista aceita manuscritos de até três autores, sendo, necessariamente, um deles portador do grau de Doutor(a), que se torna, automaticamente, o intelectual responsável por chancelar o conteúdo publicado. Cada autor(a) deve indicar a sua efetiva participação de autoria segundo os critérios internacionais CRediT

Usa-se o sistema Contributor Roles Taxonomy (CRediT) para diferentes papéis e funções de autoria.  Caso não se aplique a divisão de autoria CRediT os(as) autores(as) devem informar: "O artigo é de autoria compartilhada em todas as etapas por todos os autores(as)".

"Conceptualization/ Conceituação - Ideias; formulação ou desenvolvimento geral de metas e objetivos.

Data curation / Curadoria de dados - Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de programas de computador, quando necessário para interpretação dos dados) para uso inicial e posterior reutilização.

Formal analysis/ Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.

Funding acquisition / Aquisição de financiamento - Aquisição de apoio financeiro ao projeto que deu origem a esta publicação.

Investigation / Investigação - Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando experimentos, ou coleta de dados/evidências.

Methodology / Metodologia – Desenvolvimento ou design da metodologia; criação de modelos.

Project administration / Administração de projetos – Responsabilidade de gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de investigação.

Resources / Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras ferramentas de análise.

Software / Programas de computador - Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existente.

Supervision / Supervisão - Responsabilidade de supervisão e liderança pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.

Validation / Validação - Verificação, como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade global dos resultados/experiências e outros resultados de investigação.

Visualization / Visualização - Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação de dados.

Writing – original draft / Escrita – esboço riginal - Preparo, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita do esboço inicial (incluindo tradução significativa).

Writing – review & editing / Escrita – revisão e edição - Preparo, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos membros do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo etapas pré ou pós-publicação".

Cronograma de Publicação / Publication schedule

As edições fecham em agosto e dezembro de cada ano e as publicações são no modelo Fluxo Contínuo / Ahead of Print.

Arquivamento

A Revista integra a Rede LOCKSS da Cariniana / "The LOCKSS Program at Stanford Libraries provides open-source technologies and services for high-confidence, resilient, secure digital preservation" (lockss.org) e The Keepers Registry.

Direitos Autorais / Copyright

Todos(as) os(as) autores(as) detentores de direitos autorais de suas respectivas pesquisas acadêmicas/profissionais concedem direito de uso a outros usu´ários e permitem que qualquer pessoa leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software ou use-os para qualquer outro propósito legal.

Licenciamento Aberto CC BY-NC-ND 4.0

A Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania é licenciada sob uma Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0)

Política de Acesso Aberto e Gratuito / Open and free access Policy (BOAI, COPE, DOAJ e OASPA)

A revista oferece acesso aberto (Open Access) imediato, gratuito e sem embargo ao seu conteúdo, por seguir as diretrizes e recomendações BOAI,  COPE, DOAJ e da OASPA e implica que todo o conteúdo do periódico está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição (inclusive para a emissão do DOI). Portanto, os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos. Também podem usá-lo para quaisquer outras finalidades legais, sem a necessidade de solicitar permissão prévia do editor ou do autor desde que aceitem e respeitem a licença de uso do Creativia Commons  

A Revista de Direito entende que seguir as diretrizes de Acesso Aberto de Budapeste cumpre a missão acadêmica de difundir o conhecimento científico ao público interessado, proporciona democratização dos saberes e colabora com a propagação das garantias e obrigações do cidadão no locus civis.

Ética de publicação e políticas editoriais relacionadas

 

Processos de Avaliação pelos Pares / Peer Review Processes

As submissões recebidas pela Revista de Direito passam por duas sessões avaliativas:

Primeira: análise prévia realizada pelos Editores onde se avalia a aderência temática da submissão ao perfil do periódico e cumprimento das normatizações. 

Segunda: realizada, prioritariamente, por dupla de pareceristas cegos, composta por doutores(as) convidados(as) ad hoc.

A Revista Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania reserva para si a prerrogativa de veicular textos que atendam ao seu perfil editorial.

Conduta ética e verificação de plágio

A Revista de Direito não veiculará quaisquer textos que violem os artigos 1º, III da CF/88 ("dignidade da pessoa humana");  3º, IV da CF/88 ("promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação"); artigo 5º, IV ("é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"), 5º VIII ("ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou convicção filosófica ou política.."), 5º  IX ("é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença").

Os(as) autores(as) se comprometem em assegurar o caráter inédito das submissões e sua autenticidade autoral.

A revista utiliza o verificador de plágio Similarity Check/Crossref. Em casos de necessidades o Editor-Chefe contactará os(as) autores(as) para os devidos ajustes. 

DOI

DOI - Todas as publicações da Revista passaram a ter um Identificador de Objeto Digital DOI (Digital Object Identifier), identificação única no ambiente virtual, de maneira totalmente gratuita para seus autores(as) e instituições.