Uma introdução à sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61541/caqfhp14

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu. Sociologia. Reflexiva. Empírica. Objetivação.

Resumo

O artigo discorre sobre a sociologia reflexiva idealizada por Pierre Bourdieu, analisando, inicialmente, seus contornos e preceitos, expondo como o autor estruturou a sociologia da sociologia. Aborda-se a formulação da base sociológica a partir da qual se concebe uma ciência social unificada, ou seja, um programa de estudos sociais com ambição de integração da contribuição de outras ciências. Isso implica a construção do objetivo de pesquisa e busca da objetivação do participante (sujeito cognoscente) com rejeição da teoria sem aplicação empírica; do monoteísmo metodológico; dos erros escolásticos que partem da negação de um pensamento relacional. Por fim, busca-se entender como a sociologia idealizada por Pierre Bourdieu viabiliza um conhecimento objetivo do mundo societário sem influência dos condicionamentos dos cientistas sociais.

Biografia do Autor

  • Márcio Evangelista Ferreira da Silva, PPG-MPDS IESB

    Doutor e Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Instituto de Educação Superior de Brasília (PPG-MPDS IESB). Juiz de Direito e professor na Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios  (TJDFT), Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

  • Fernanda Ferreira, PPPG-MPDS IESB

    Mestranda em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios (PPG-MPDS) pelo Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Referências

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. An invitation to reflexive sociology. Chicago, University of Chicago Press, 1992.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O ofício de sociólogo. Petrópolis, Vozes, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Portugal, Edições 70, 2022.

LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1991.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 2000.

MONTEIRO, José Marciano. 10 lições sobre Bourdieu. Petrópolis. RJ: Vozes, 2018, 3ª reimpressão, 2022.

PETERS, Gabriel. A ciência como sublimação: o desafio da objetividade na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 19, no 45, mai/ago 2017, p. 336-369.

PETERS, Gabriel. Bourdieu em pílulas: a defesa de uma ciência reflexiva. Disponível em: <https://blogdolabemus.com/2021/08/17/bourdieu-em-pilulas-9-a-defesa-de-uma-ciencia-social-reflexiva-por-gabriel-peters/>. Acesso em: 14.08.2023.

PETERS, Gabriel. Bourdieu em pílulas: objetivismo, subjetivismo e praxiologia. Disponível em: <https://blogdolabemus.com/2020/03/02/bourdieu-em-pilulas-2-que-cazzo-e-praxiologia-por-gabriel-peters/>. Acesso em: 09.08.2023.

Downloads

Publicado

10-09-2024

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68

Como Citar

Uma introdução à sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. (2024). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 16(16), e162024108. https://doi.org/10.61541/caqfhp14

Artigos Semelhantes

1-10 de 41

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.