O CAPITAL LINGUÍSTICO NA VISÃO DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.61541/t43apy14Palavras-chave:
Distinção. Poder. Capital. Linguagem. BourdieuResumo
Neste trabalho acadêmico apresenta-se um esboço da teoria social de Pierre Bourdieu, um dos intelectuais mais influentes do século XX, visando destacar um aspecto pouco explorado em sua obra: o capital linguístico. Inicialmente, de forma perfunctória, para facilitar a compreensão dessa teoria, procura-se desvendar alguns conceitos fundamentais delineados por Bourdieu, principalmente no que se refere aos seguintes termos: habitus, campo, capital e distinção. Ele mostra que o poder simbólico e transformador da linguagem, assim como os demais tipos de capital, distingue a posição do agente na sociedade. Bourdieu menciona o poder da linguagem erudita, o capital linguístico, como uma subespécie do capital cultural. Embora as interações sociais estejam indissociavelmente relacionadas com a linguagem, tais relações ocorrem por meio de um processo de desigualdade marcante, numa espécie de mercado linguístico entre dominantes e dominados. Ao falante são impostas regras sociais que moldam sua linguagem de acordo com o campo em que se encontre. Tendo em vista que está conectada ao ambiente, a linguagem se arraiga na criança de tal forma que, nem sempre, ela consegue se adaptar às mudanças de campos. Isso pode gerar críticas e zombarias, dentre outros atos discriminatórios, capazes de reprimir e excluir a pessoa de determinados grupos sociais. Numa conjuntura social marcada por constantes lutas pela dominação, existe um verdadeiro mercado linguístico onde a linguagem detém poder distintivo. Segundo Bourdieu, as palavras descrevem e prescrevem, possuindo uma eficácia simbólica na construção da realidade.
Referências
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