A COMPLEXIDADE DA INCERTEZA NA EDUCAÇÃO

a escola do sujeito buscando reconhecimento

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61541/m5e37d75

Mots-clés :

Complexidade. Morin. Incertezas. Educação. Desigualdade.

Résumé

Este artigo é resultado dos estudos e pesquisas realizadas na disciplina de Metodologia Aplicada da Pesquisa Jurídica, mais especificamente da abordagem do Paradigma da Complexidade de Morin. Como já é aplicado à ciência, a metodologia, e também à Educação, o que para Morin sempre foi também seu campo de preocupação e pesquisa, chegando a UNESCO solicitá-lo a sistematizar um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para repensar a educação do novo milênio, que é sua obra: Os Sete Saberes necessários à educação do futuro. Será enxertado também alguns pensadores brasileiros como Pedro Demo com suas ambivalências do conhecimento e da vida, da certeza e da incerteza, que se assemelha com Morin nesta abordagem. Paulo Freire que mais do que ninguém nos lembrou que ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho, aprendemos juntos. Ainda, a título de exemplificação de como fazer isso na prática, José Pacheco com sua Escola da Ponte. Por fim, lembrados por Alain Touraine que precisa de uma escola do sujeito para continuar a busca e a luta por reconhecimento que nos encoraja Axel Honneth.

Biographies de l'auteur

  • Evandir Antonio Pettenon, PPGD-MPDS Centro Universitário IESB

    Mestrando PPGD-MPDS Centro Universitário IESB, graduado e especialista em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB); professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

  • Any ´Ávila Assunção, Centro Universitário IESB

    Doutora e Mestra em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), professora de Direito e coordenadora do PPGD-MPDS Centro Universitário IESB.

Références

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998

DEMO, Pedro. Certeza da incerteza: ambivalências do conhecimento e da vida. Brasília: Plano, 2000.

______. Pobreza Política. Campinas: Autores Associados, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

FUHRMANN, Nadia. Luta por reconhecimento: reflexões sobre a teoria de Axel Honneth e as origens dos conflitos sociais. Barbaroi, Santa Cruz do Sul , n. 38, p. 79-96, jun. 2013 .

HAN, Byung-Chull. Psicopolítica, o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Ayiné, 2018.

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. 2. ed. São Paulo: 34, 2009.

MORIN, Edgar. O Método 1: A natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2016

______. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2003

______. A beira do abismo. Instituto Humanitas Unisinos. São Leopoldo, março 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/616867-a-beira-do-abismo-artigo-de-edgar-morin. Acesso em: 03 Out. 2023

OXFAM. Relatório anual 2022, A desigualdade mata. Reino Unido, 2022.

PACHECO, José. A Escola da Ponte. Petrópolis: Vozes, 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. Poderá o Direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, v. 65, p. 3-76, maio 2003.

SCHULTZ, Adilson. Poderemos viver juntos? A educação de sujeitos como programa para superar a crise espiritual do nosso tempo. Revista Tecer - Belo Horizonte – vol. 3, nº 5, p. 121-122, nov. 2010

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

______. Poderemos viver juntos? Petrópolis: Vozes, 1998.

Téléchargements

Publiée

2023-12-13

Numéro

Rubrique

Artigos

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68

Comment citer

A COMPLEXIDADE DA INCERTEZA NA EDUCAÇÃO: a escola do sujeito buscando reconhecimento. (2023). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 12(12), 04-18. https://doi.org/10.61541/m5e37d75

Articles similaires

51-60 sur 61

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.