OS IMPACTOS ECONÕMICOS, SOCIAIS E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL, NA BASE DA PIRÂMIDE SOCIOECONÔMICA DO BRASÍL, FRENTE ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVIRUS.

Autores

  • Walber Martins Mouzinho
  • Diogo Palau Flores dos Santos

Palavras-chave:

Covid-19. Endividamento. Classes sociais. Brasil. Pandemia.

Resumo

O endividamento dos brasileiros pertencentes às classes C, D e E, após as medidas de isolamento social, em face da pandemia do novo coronavírus, por se apresentar como acontecimento relativamente novel, conecta-se com de medidas sociais e estatais, com o desígnio de evitar um retrocesso no âmbito das relações sociais de trabalho, como forma de proteção às relações de trabalho e à parte vulnerável na relação empregatícia, estabelecendo medidas eficazes a sua prevenção e tratamento.

Biografia do Autor

  • Walber Martins Mouzinho

    Mestrando em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário IESB.

  • Diogo Palau Flores dos Santos

    Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP; mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP; professor do Curso de Direito do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB; advogado da União.

Referências

AZEVEDO, André Jobim de. A CLT, o Ordenamento Jurídico Trabalhista e a Reforma. In: CLT – 70 Anos de Consolidação. Uma Reflexão Social, Econômica e Jurídica. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2013, p. 19-31;

FARIA. José Eduardo. O Estado e o Direito Depois da Crise. 2ª Edição. São Paulo. Saraivajur, 2017;

_______. Hiperinflação e estabilização no Brasil: o primeiro Plano Collor. Revista de Economia Política, v. 11, n. 4, p. 89-104, 1991. Trabalho originalmente apresentado ao Second International Post Keynesian Workshop, Knoxville, Tennessee, jun. 1990.

HONNETH, Axel.Teoria Crítica .Luta por Reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MEDEIROS, Carlos SALM, Claudio. (1994) O mercado de trabalho em debate. São Paulo, Novos Estudos, CEBRAP, (39).

MATTOSO, Jorge E. POCHMANN, Marcio. (1998) Mudanças estruturais e o trabalho no Brasil dos anos 90. Economia e Sociedade, Campinas, (10), junho. ]

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS IMPACTOS ECONÕMICOS, SOCIAIS E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL, NA BASE DA PIRÂMIDE SOCIOECONÔMICA DO BRASÍL, FRENTE ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVIRUS. (2020). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 9(9), 150-158. https://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/121

Artigos Semelhantes

1-10 de 118

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)