A BANALIDADE DO MAL NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Luíza Griebler PPGDireito-IESB
  • Douglas Henrique Marin IESB

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas. Adolescentes em conflito com a lei. Atos infracionais. Perfil dos agentes socioeducativos do Distrito Federal. Direitos humanos.

Resumo

No Distrito Federal, o ambiente das unidades que executam a medida socioeducativa de internação é marcado por tensões entre os profissionais socioeducativos que ali exercem suas atividades e os adolescentes acautelados. Assim, a presente pesquisa analisa o perfil dos profissionais socioeducativos lotados em Unidades do Distrito Federal que executam medidas socioeducativas de internação e apresenta uma analogia entre as considerações propostas pela filósofa judia Hannah Arendt em sua obra Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do Mal e condutas costumeiras praticadas pelos profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal ao lidarem diretamente com adolescentes autores de atos infracionais acautelados em Unidades de Internação Juvenil.

Biografia do Autor

  • Luíza Griebler, PPGDireito-IESB

    Mestrando em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário IESB.

  • Douglas Henrique Marin, IESB

    Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); mestre em Direito (Ciências jurídico-filosóficas) pela Universidade do Porto (UP-Portugal); especialista em Direito das Obrigações pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Ciências Jurídicas pela Universidade do Porto (UP-Portugal); graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Procurador Federal e coordenador na Subchefia de Assuntos Jurí212dicos da Casa Civil da Presidência da República;  professor na graduação e pós-graduação em Direito no Centro Universitário IESB.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BAUER, Martin; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo – SINASE. Brasília: CONANDA, 2006. Disponível em: <http://www.conselhodacrianca.al.gov.br/sala-de-imprensa/publicacoes/sinase.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 28 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 28 dez. 2017.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Brasília: 2012
POPPER, Karl. A verdade e a aproximação da verdade. In Textos escolhidos. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio, 2010
SCHIO, Sônia Maria. Hannah Arendt: história e liberdade: da ação à reflexão. 2 ed. Porto Alegre: Clarinete, 2012.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A BANALIDADE DO MAL NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. (2019). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 7(7), 213-233. https://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/82

Artigos Semelhantes

1-10 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.