REFLEXÕES SOBRE O ÓDIO NAS REDES E NAS RUAS: A LGBTIFOBIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS AMEAÇADOS.
Schlagwörter:
Direito à saúde. Direito à educação. Direitos sociais.Abstract
Resumo: Os conflitos vivenciados pela sociedade não raro são submetidos à apreciação e julgamento pelo Poder Judiciário. Do ponto de vista da inclusão social das minorias sexuais, o Brasil tardou em garantir a efetividade dos Direitos Fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. O casamento homoafetivo e a adoção por casais homoafetivos foram garantidas pelo Supremo Tribunal Federal, estabelecendo a base jurídica para a proteção e defesa dos Direitos Fundamentais de Liberdade e Igualdade previstos na Carta Magna. Recentemente, o STF também considerou LGBTIfobia um crime equiparado ao racismo, aplicando as disposições da Lei 7.716/89 também a esses casos. A despeito dos avanços em relação à garantia de Direitos na esfera jurídica a esse grupo marginalizado historicamente, muito ainda se observa em relação à prática de atos discriminatórios contra pessoas LGBTIs no Brasil. O discurso de ódio (hate speech), impulsionado nas redes sociais, tem sido a principal ferramenta de estigmatização e subalternização das minoriais sexuais e de gênero no Brasil, disseminando e estimulando o preconceito e a exclusão desse grupo, ocasionando, no mais das vezes, situações de violência real. Nesse sentido, observa-se que o conservadorismo arraigado na sociedade brasileira, estimulado pelo discurso de ódio em rede, assim como a baixa tolerância do parlamento brasileiro à diversidade sexual e de gênero, são fatores que podem demonstrar a fragilidade de algumas conquistas garantidas pelo Poder Judiciário, na seara dos Direito Fundamentais.
Literaturhinweise
.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.
Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68