TRABALHO DOCENTE E SAÚDE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

Autori

  • Maria Marclane Bezerra Vieira PPGDireito-IESB / IFB
  • Any Ávila Assunção IESB

Parole chiave:

Docentes. Condições de Trabalho. Saúde.

Abstract

O presente estudo investigou como os docentes dos Campi Brasília e São Sebastião do Instituto Federal de Brasília-IFB avaliam a relação entre condições de trabalho e saúde, em suas ambiências laborais. Participaram do estudo 107 docentes efetivos, sendo 73 do Campus Brasília e 34 de São Sebastião. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário, construído por meio da plataforma de pesquisa GoogleForms, com base na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e na Escala de Avaliação de Saúde Organizacional. Os resultados mostraram que as condições de trabalho podem impactar a saúde dos docentes, e estão fortemente relacionadas as dimensões ‘flexibilidade e adaptabilidade a demandas externas’ e ‘integração de pessoas e equipes’, que compõem a escala de avaliação de saúde organizacional.

Biografie autore

  • Maria Marclane Bezerra Vieira, PPGDireito-IESB / IFB

    Mestra em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Instituto de Educação de Brasília (IESB); especialista em auditoria e docência do ensino superior; docente no Instituto Federal de Brasília (IFB).

  • Any Ávila Assunção, IESB

    Doutora e mestra em sociologia jurídica pela Universidade de Brasília (UnB); graduada em Direito pelo UNICEUB; pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); professora e coordenadora do Curso Bacharelado em Direito e do Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Centro Universitário IESB (PPG-MPDS); advogada atuante na área de Direito Público, Direitos Sociais e Direitos Humanos, com ênfase nos gênero, violência, sistema judicial e emancipação social.

Riferimenti bibliografici

BAÍA, E.S. et al. Comprometimento organizacional: um estudo de caso do grupo PET ADM – FEA/USP. 2006. Disponível em: Acesso em: 28 out. 2019.
FERREIRA, Mário César. Qualidade de Vida no Trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 3. ed. Brasília: Paralelo 15, 2016.
FERREIRA, Mário César; ANTLOGA, Carla; PASCHOAL, Tatiane; FERREIRA, Rodrigo R. (orgs.). Qualidade de Vida no Trabalho: questões fundamentais e perspectivas de análise e intervenção. Brasília: Paralelo 15, 2013.
FIGUEIREDO, Antônio Macena; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
GOMIDE Jr., S.; FERNANDES, M.N. Saúde Organizacional. Em: Siqueira, Mirlene Maria Matias (coord). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas para diagnóstico e gestão. São Paulo: Bookman, 2007.
HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant’Anna e Anselmo Chaves Neto, 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Estatuto do IFB. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/3270/Estatuto%20-%20tachado%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Maio%20de%202018.pdf. Acesso em 20 dez. 2018.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação a pesquisa. 34 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
KOETZ, L.C.E. Qualidade de vida de professores de instituições de ensino superior comunitárias: relações entre ambiente e saúde. Lageado: Centro Universitário UNIVATES, 2011.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 2000.
MARTINEZ,M.C. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo,2002.
MELO, Raimundo Simão de. Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador: responsabilidades legais, dano material, dano moral, dano estético, perda de uma chance. 3. ed. São Paulo: LTR, 2008.
MITRULIS, Eleny. Ensaios de Inovação no Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 217-244, julho/ 2002
OLIVEIRA, Blenda Cavalcante de Oliveira; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos institutos federais: uma construção histórica. Rev. HISTEDBR, Campinas, v.17, n.2 [72], p.639-661, abr./jun. 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015.
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Satisfação no trabalho. In: ______, (Org.). Medidas de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TARDIF, M.; LESSARD, C.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, M.; LESSARD, C.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Docente. Petrópolis: Vozes, 2002.

Pubblicato

2019-12-19

Fascicolo

Sezione

Artigos

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68

Come citare

TRABALHO DOCENTE E SAÚDE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA. (2019). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 7(7), 260-278. https://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/84

Articoli simili

31-40 di 152

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i