Distinções de gosto, por Pierre Bourdieu

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.61541/jczbxd66

Schlagwörter:

Pierre Bourdieu. A Distinção. Sociologia. Classes sociais. Formação dos gostos.

Abstract

O artigo traz uma breve biografia do sociólogo francês Pierre Bourdieu, apresentando em seguida um apanhado do método epistemológico por ele desenvolvido durante praticamente meio século de atividade científica. Com essa contextualização, são destacados três conceitos imprescindíveis para a compreensão de seu pensamento: campo, habitus e capital simbólico. Adentra, então, especificamente na obra A Distinção, em que Bourdieu revela os mecanismos sociais dissimulados na criação das distinções de gosto entre os diversos segmentos da sociedade, afastando a aparente nobreza essencial dos indivíduos componentes das classes mais altas para demonstrar como as instituições sociais, com destaque para o papel da família e da escola, são os verdadeiros fomentadores das condições que permitem àqueles não adstritos a limitações materiais (princípio da necessidade) o progressivo estabelecimento de disposições estéticas diferenciadas, aptas a marcar e reforçar as distinções de classe.

Autor/innen-Biografien

  • Márcio Evangelista Ferreira da Silva, PPG-MPDS IESB

    Doutor e Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Instituto de Educação Superior de Brasília (PPG-MPDS IESB). Juiz de Direito e professor na Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Brasília, Distrito Federal, Brasil. http://lattes.cnpq.br/2036864260942055  E-mail: marcio.efs@gmail.com

  • Juliano Braga Santos, PPG-MPDS IESB

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado  Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (PPG-MPDS). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18).  Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. 

Literaturhinweise

ALVES, Emiliano Rivello. Pierre Bourdieu: a distinção de um legado de práticas e valores culturais. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 1, jan/abr 2008, p. 179/184.

BARROS FILHO, Clóvis de. Pierre Bourdieu. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ-hk_TNIx2vbvmsU_aonr5PkRm7jazWk>. Acesso em 15 ago 2023.

BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. 3. ed. Brasília, DF: Edunb, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O ofício de sociólogo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Esboço para uma auto-análise. Portugal: Edições 70, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2 ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2011.

FERRY, Luc. A revolução do amor: por uma espiritualidade laica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

GASSET, José Ortega Y. A rebelião das massas. 5. ed. Campinas, SP: Vide Editorial, 2016.

GRENFELL, Michael (coord.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

LLOSA, Mario Vargas. A verdade das mentiras. 2. ed. São Paulo, SP: Arx, 2004.

MONTEIRO, José Marciano. 10 lições sobre Bourdieu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

PETERS, GABRIEL. Bourdieu em pílulas: objetivismo, subjetivismo e praxiologia. Youtube. Disponível em: <https://blogdolabemus.com/2020/03/02/bourdieu-em-pilulas-2-que-cazzo-e-praxiologia-por-gabriel-peters/>. Acesso em: 20 ago. 2023.

Veröffentlicht

2024-09-10

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/revista/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68

Zitationsvorschlag

Distinções de gosto, por Pierre Bourdieu. (2024). Revista De Direito - Trabalho, Sociedade E Cidadania, 16(16), e162024109. https://doi.org/10.61541/jczbxd66

Ähnliche Artikel

101-110 von 143

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.